Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de junho de 2014

Pão de batata doce que fiz

 Pão de batata doce maravilhoso
250 ml de leite morno
1 pacotinho de fermento biológico seco (10g)
1 ovo inteiro (50 a 55g)
½ copo americano de açúcar (80 g)
2 xícaras de chá cheias de batata doce cozida e espremida (aproximadamente 350g a 400g)
3 colheres de sopa cheias de margarina (50 g)
1 pitada de sal (2 g)
½ kg de farinha de trigo de boa qualidade tipo especial (sem fermento) (530 g)
Margarina gelada para pincelar depois de pronto
Leite em pó 3 colheres de sopa (40g) Opcional, porém deixa o pão com a casca mais escurinha. Eu sempre coloco em todos os que faço.
No método tradicional, você deve dissolver o fermento em um pouco de leite, em seguida colocar o açúcar e dissolver muito bem a batata.
Colocar o restante do leite, o ovo, a margarina e o sal. Misture rapidamente e acrescente a farinha. Sove muito bem a massa, que não deve grudar nas mãos, mas deve ficar macia. Este é o segredo do pão, sovar bem.
Deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume, em uma bacia polvilhada com farinha de trigo e coberta com pano (eu deixo a bacia dentro do forno aquecido antes e desligado, pois assim cresce mais rápido).
Após este processo, sove novamente para tirar as bolhas de ar que se formaram. Faça as bolas de pão e coloque-as em forma untada e enfarinhada, deixando espaço entre elas para não grudarem. Deixe dobrar de tamanho cobertos com pano. Pode fazer isso novamente colocando no forno preaquecido e desligado, por 30 minutos mais ou menos ou apenas cobertos (esse demora mais). Se quiser pode por em forma de pão de forma ou em forma de pudim para fazer rosca (coloca as bolas uma ao lado da outra).
Depois de crescidos, leve-os para assar em forno médio 205ºC a 230ºC e preaquecido, por 20 a 30 minutos (ou até que fique dourados). Após tirar do forno pincele margarina gelada por cima deles.
É importante colocá-los em cima de uma grelha ou sob um pano de prato para que saia o vapor e eles durem mais tempo. Se for guarda-los, coloque dentro de sacos plásticos fechados e retirando o ar.
Pode congelá-los também depois de assados.
Se quiser pode bater na batedeira com o batedor de massas (aquele que parece espiral), só que primeiro coloque os líquidos e depois os secos e por último a farinha de trigo aos poucos junto com o fermento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e sugestões. Ficarei feliz em saber o que você achou das postagens.